definição para solução saturada com corpo de fundo ? me ajudem por favor...

Peça mais detalhes ao usuário Iasmim15

Respostas Sair

Solução saturada com corpo de fundo é aquela solução que ultrapassou o ponto de saturação, ou seja, quando a quantidade de soluto presente nela é maior que o limite de solubilidade do solvente a uma dada temperatura, e o que não foi dissolvido deposita-se no fundo na forma de precipitado. 

Exemplo: água e sal. Se você colocar uma determinada quantidade de sal de cozinha (NaCl) em um copo com água e agitar, ele poderá ser totalmente dissolvido ou restar uma parte que se deposita no fundo. Isso seria uma solução saturada com corpo de fundo, pois uma quantidade de sal está dissolvida, mas outra não. 

 

Espero ter te ajudado :))

Significa que a solução tem mais soluto que certa quantidade de solvente consegue dissolver, depositando no fundo a quantidade de soluto que não foi dissolvida.

 

Por exemplo, temos 100g de água, que consegue dissolver, nesta quantidade, 50g de um certo sal. Se eu colocar 70g deste sal, e mantando as condições, a solução fica saturada (conseguindo dissolver sua capacidade máxima deste sal - 50g) e o que não foi dissolvido (20g) se deposita no fundo, portanto, são 20g de corpo de fundo.

Não está muito seguro sobre a resposta?

Mais respostas

Ajuda gratuita
com as lições de casa!

Tem problema com sua lição de casa?
Peça ajuda gratuita!

80% das perguntas são respondidas dentro de 10 minutos

Não apenas respondemos - nós explicamos!

A qualidade é garantida pelos nossos especialistas