Respostas

2014-03-10T10:52:57-03:00
É comum associarmos mito à mentira, pois costuma-se cair no dualismo entre verdade e mentira quando se toma o mito por fato. Leigos e desinformados o tomam como mentira pq o mito não é um fato histórico (e nem deve ser interpretado dessa forma). Porém, o mito pode ser entendido como metáfora. O mito tem um papel importante em qualquer sociedade e é possível traçar inúmeros paralelos, encontrando muitas semelhanças entre vários deles através da história e através de diferentes lugares.

Toda e qualquer religião é mito. E todo rito encena um mito. Existem vários tipos de mitos e eles respondem ao seu tempo e espaço como uma forma de pensar e enxergar o mundo. Isto é, num determinado lugar e época, teve a função de ensinar e reproduzir uma determinada perspectiva sobre a realidade, sobre nossa origem, sobre como as coisas funcionam e sobre como devemos agir. O mito pode ou não ser baseado numa história real, vivida pelos antepassados de um povo, com a presença de personagens que existiram ou não (podem ser personagens arquetípicos, que representam uma categoria ou um tipo de pessoa).

O objetivo das narrativas mitológicas é dar sentido e resposta às questões existenciais do povo gerador do mito. Além disso, serve para perpetuar ou para criticar uma estrutura de sociedade, pois o mito é instrumentalizado politicamente pela elite para se manter na liderança e garantir privilégios, e também é instrumentalizado politicamente pelos oprimidos para lutar contra seus opressores.