Respostas

2014-03-09T19:56:01-03:00
O que são poligonos? são figuras fechadas formadas por segmentos de reta, sendo caracterizados pelos seguintes elementos: ângulos, vértices, diagonais e lados.
Para nomear a figura é de acordo com o número de lados.
Classificação dos polígonos

Lados : Triângulo
4 Lados : Quadrilátero
5 Lados: Pentágono
6 Lados : Hexágono
7 Lados: Heptágono
8 Lados: Octógono
9 Lados: Eneágono
10 Lados: Decágono
11 Lados: Hendecágono ou Undecágono
12 Lados: Dodecagono

Angulos do polígono:

Soma interna dos angulos : usa a "formula" S = (n – 2)*180 n é o numero de lados.A soma dos angulos internos depende do numero de lados 

por isso q é bom saber a classificaçao pois nem toda questao da quando e o numero de lados as vezes fala pelo nome
ex: qual a soma interna de um hexágono ? ai vc tem q saber quantos lados tem um hexágono pra responder a questão.

Se os ângulos do polígono forem menores que 180º ele é convexo
E se tiver um ângulo com medida maior que 180º ele concavo ou não convexo

poligono regular  :

 possui os lados e os ângulos com medidas iguais. Alguns exemplos de polígonos regulares são o pentagono, triangulo, quadrado ( Quadrilátero)

poligono irregular :
 não possui os ângulos com medidas iguais e os lados não possuem o mesmo tamanho.
(exemplos na foto pq ñ sei como se nomeia eles.)

Diagonal de um polígono: é calculado pela " formula" ( foto) d= n(n-3)/2
 é o segmento de reta que liga um vértice ao outro, passando pelo interior da figura. tem q também ter o numero de lados





 
1 5 1
A soma dos ângulos externos de qualquer polígono convexo, independentemente da quantidade de lados, é igual a 360°
e a soma de um ângulo interno com o seu respectivo externo é igual a 180º
Pra calcular o valor de cada ângulo interno, dividi a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.
" formula" --> ai = Si / n
a formula
ai = Si / n é so para poligonos regulares
^- ^
A melhor resposta!
2014-03-09T19:57:44-03:00
O que são: é uma figura geométrica com vários ângulos, lembrando que são figuras planas e a as linhas planas estão ligadas entre si, fechando a figura.
Podemos classificar o polígono em convexo e não convexo:
convexo: ângulos menores que 180º
não convexo: um dos ângulos maiores que 180°
Cada políono recebe um nome diferente, este nome varia de acordo com a quantidade de lados que ele possui:
Triângulo: 3 lados
Quadrilátero: 4 lados
Pentágono: 5 lados
Hexágono: 6 lados
Heptágono: 7 lados
Octógono: 8 lados
Eneágono:9 lados
Decágono: 10 lados
Undecágono: 11 lados
Dodecágono:12 lados
espero ter ajudado, beijos!



2 5 2