Em uma corrida de automóveis, um competidor se aproxima de uma curva a 180 km/h. Acionando o freio com um retardamento constante ele consegue reduzir a velocidade do veículo para 108 km/h, tendo andado com isso a uma distância de 160 m. Calcule a intensidade da aceleração aplicada.
Se puder explicar também, por favor eu agradeço

2

Respostas

2014-03-09T21:59:54-03:00
A VF=108 km/h ou 30m/s
VI=180 km/h ou 50m/s
S=160

V^2=vo^2+2AS
30^2=50^2+2*A*S
900=2500+2*A*S
-1600/160=2A
-10=2A
A-5m/s^2
9 3 9
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-03-09T22:01:48-03:00
Equação de Torricelli:

V² = Vo² + 2·a·ΔS

108km/h ÷ 3,6 = 30m/s
180km/h ÷ 3,6 = 50m/s

V= velocidade final
Vo= velocidade inicial
a= aceleração
ΔS= variação do espaço


30²  = 50² + 2 · a · 160
900 = 2500 + 320 · a
900 - 2500 = 320 ·a
-1600 = 320 · a
a = - 5m/s²
 


4 5 4