Respostas

2014-03-09T22:23:17-03:00
A dúvida metódica foi o meio pelo qual Descartes se valeu para chegar a um conhecimento firme e seguro. O que isso significa? Significa que para ele o conhecimento deveria se assentar sobre uma base sólida, para que assim possa ele se desenvolver plenamente. Descartes viveu em uma época em que muitas novidades se apresentavam. Havia todo um novo mundo recém descoberto (As Américas, grande parte do continente africano), a maior circulação de mercadorias entre os povos trouxe consigo mais idéias, e também novas concepções sobre tudo. Era uma época em que o antigo modo de viver e antigas idéias estavam sendo postas em xeque. Isso mostrou que muitas vezes, um mesmo fenômeno tinha n respostas distintas. Qual delas é a correta? Esse panorama fermentou em Descartes a necessidade de sair em busca de bases confiáveis para se edificar o palácio do conhecimento. Em suas meditações, as dúvidas que levantou o levaram a duvidar de sua própria existência. Mas, como saldo residual obteve uma primeira certeza, qual seja: penso, logo existo. 
A dúvida metódica foi a dúvida levada ao extremo para se extrair uma verdade incontestável, uma primeira verdade. E, se você estudar uma obra de Descartes, o Discurso do Método, verá que a partir desse ponto ele alcançou outros resultados com implicações importantes. 
Bem, isso é um resumo muito tosco. Aconselho-te a ler o Discurso do Método, pelo menos o comecinho. 

Quanto às obras dele, eu considero as mais importantes, por ordem de importância, as seguintes: 

1 - O Discurso do Método 
2 - Regras para a Direção do Espírito 
3 - Meditações Metafísicas 
4 - As paixões da alma 
5 - Sobre o movimento do coração
2014-03-09T22:25:50-03:00
É um instrumento metodológico com que o filósofo francês Descartes procurou chegar a prova de existência de verdades absolutas, lógicamente necessárias e de reconhecimento universal, tal como exige a defesa do dogmatismo por ele preconizada e defendida,na questão da possibilidade do conhecimento.