Respostas

2014-03-10T11:16:13-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Lívia, o estudo da literatura no ensino médio consiste em relacionar as mais importantes escolas literárias com o contexto social em que elas surgiram. A literatura é uma arte. Em um determinado momento histórico, as relações sociais influenciam a produção artística. Então é por isso que você vai ler sobre barroco movimento artístico, barroco na literatura, na pintura e na arquitetura. O interessante é imaginar como essas influências tocavam as pessoas de diferentes áreas, pessoas que não se conheciam, e numa época em que não havia meios de comunicação de massa :)

O barroco é fruto de uma sociedade que vive um sério conflito existencial. Surgiu no final do século XVI, no início da Idade Moderna. Se no calendário a Idade Média tinha acabado, na alma das pessoas não é assim. Muitos de seus valores persistem até hoje. Mas voltando ao homem moderno, ele estava muito mais próximo da Idade Média do que nós. A mentalidade, a cultura da Europa, foram moldadas pelos preceitos do cristianismo católico. O mundo tinha sido feudal por muitos séculos. Mas a Idade Moderna apresenta ao homem as primeiras consequências palpáveis das mudanças. Surgiram os Estados Nacionais (e a idéia de nação, de país). Houve uma reforma religiosa que apresentou aos homens uma alternativa ao catolicismo: o protestantismo. Surge uma nova classe social, a burguesia, com conhecimentos alimentados pelo crescente racionalismo, prosperidade econômica (graças ao mercantilismo), mas que não abandonou a religião (graças à Reforma). 

Nesse momento histórico de profundas mudanças, o homem torna-se inseguro. Dividido entre o mundo que lhe parecia eterno, feudal e católico e o novo mundo, promissor e inseguro, protestante.

É tudo isso que vai na cabeça e no sentimento dos autores da poesia e da prosa Barrocas..