Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-05-11T20:02:34-03:00

É simples, primeiramente você vai separar os dados que tem:

a1= 12

r= -12

n= 5

 

Depois é só jogar na fórmula:

an= a1 + (n-1).r

an= 12 + (5-1).(-12)

an= 12 + 4.(-12)

an= 12 + (-48)

an= 12 -48

an= -36

 

 

1 3 1
A melhor resposta!
2013-05-11T20:30:46-03:00

a1=12

r=-12

n=5, ou seja, o numero de termos dessa P.A. é 5.

 

a2=a1+r

a2=12+(-12)=0

 

a3=12-24=-12

 

a4=12-3.12=-24

 

a5=12-48=-36

 

Portanto a P.A é (12,0,-12,-24,-36).

 

Observe que só para calcular o a2 eu fiz passo a passo, depois já fui fazendo direto.

Cada termo na progressão aritimética nada mais é do que seu antecessor mais a razão.

2 5 2