No período denominado Baixa Idade Média, houve desenvolvimento do comércio e florescimento de cidades. O crescimento econômico da Europa ocidental intensificou-se com a expansão ultramarina do século XV. Considera-se essencial para tal expansão: A) a crise e o enfraquecimento comercial das cidades-estados italianas, fornecedoras na Europa dos produtos orientais. B) a centralização do poder político e a possibilidade de investimento de recursos monetários estatais em expedições marítimas. C) a ocupação de Constantinopla pelos turcos otomanos e o fim dos contatos pacíficos entre o Ocidente e o Oriente. D) a abundância de metais na Europa e o crescimento de circulação monetária em condições de financiar empreendimentos dispendiosos. E) a ruptura da unidade cristã do Ocidente e a formação de religiões cristãs adaptadas à ética da acumulação capitalista.

1

Respostas

2014-03-10T20:38:23-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
B) a centralização do poder político e a possibilidade de investimento de recursos monetários estatais em expedições marítimas.

Justificativa : no fim da Idade Média o poder passou a ser centralizado, com a formação do absolutismo e surgimento do mercantilismo, uma doutrina que financiava as expedições marítimas.
1 3 1