Respostas

2014-03-10T19:57:24-03:00
A energia do sol (luz e calor) faz os átomos das moléculas de gás carbônico (CO e CO2) se separarem. O carbono fica na planta, sendo parte do corpo da planta e servindo pra formação da clicose, e o oxigênio vai pro ar. Junto com a água q vem da terra obtem-se a glicose q a planta precisa pra armazenar energia. 

Não só água e gás carbônico a planta precisa, outros nutrientes permitem a planca criar outras substâncias energéticas. Porém pra usar essa energia do sol q ficou acumulada nessas substâncias a planta precisa de gerar uma outra reação química, a do oxigênio na glicose, igual a nós na respiração, para a glicose se separar em outras moléculas e a planta ganhar energia com isso. 

O sol não serve somente pra obtenção de carbono, ele faz a água das folhas evaporarem, e num efeito canudinho a água q está nas raízes sobem trazendo nutrientes. Há reações químicas q acumulam energia, e outras q soltam energia. O ser humano obtêm a glicose dos alimentos e depois uma reação química com o oxigênio destrói a molécula de glicose gerando energia. Porém se a destruição da glicose gera energia, sua formação requer energia, daí a energia do sol entra em ação.