Respostas

2013-05-12T18:57:54-03:00

Olá Fabienne um número decimal pode ser formado com números inteiros ou não só contendo partes decimais e deve ser lido da seguinte maneira:

 



Leitura dos números decimais:

0,1 – um décimo
0,52 – cinquenta e dois centésimos
0,218 – duzentos e dezoito milésimos
1,54 – um inteiro e cinquenta e quatro centésimos
2,367 – dois inteiros e trezentos e sessenta e sete milésimos
12,45 – doze inteiros e quarenta e cinco centésimos
8,69 – oito inteiros e sessenta e nove centésimos
14,587 – quatorze inteiros e quinhentos e oitenta e sete milésimos
7,98 – sete inteiros e noventa e oito centésimos
6,002 – seis inteiros e dois milésimos
125,1 – cento e vinte e cinco inteiros e um décimo
4,9 – quatro inteiros e nove décimos




Representando os números decimais geometricamente


(um décimo)
Representa uma parte pintada de uma figura dividida em 10 partes iguais.




 


(quatro décimos)
Representa quatro partes de uma figura dividida em 10 partes iguais.

 

Espero ter ajudado.

 

qualquer coisa me envia uma solicitação de amizade.

 

bons estudos!

thiau!

 

1 5 1
A melhor resposta!
2013-05-12T19:23:11-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Os números decimais são aqueles que nao são inteiros, ou seja, são escrito com o uso da vírgula.

Os números decimais podem resultar de uma divisão não exata, podendo ser representada por fração ou em forma decimal, veja:

 1  =   0,5       Quando divide o resultado não é exato.

 2

 

Para chegar à um número decimal, por meio de uma divisão não exata, como o exemplo acima, fazemos o seguinte:

1    I 2                     Quando o dividendo é menor que o divisor colocamos 0, abaixo do divisor

10   0,5                    "descemos" o dividendo e acrescentamos 0, então dividimos, como ao                  

                                   lado

 

Para efetuar soma ou subtração de números decimais colocamos as vírgulas abaixo uma da outra e somamos normalmente, veja:

   0,5

+ 0,5

  1,0

 

Para efetuar uma multiplicação fazemos como na multiplicação normal, mas pra colocar a vírgula contamos todas as casas decimais (o que fica depois da vírgula), veja:

 

       0,5

    x 0,5    

     25

+  00       

   0,25                       Como são duas casas decimais (consideramos a de cada número),                

                                   então contamos duas casas.

 

Na divião fica assim:

1,5/0,5

 

Aí é só tirar a vírgula dos dois lado, considerando a mesma quantidade de casas decimais, ficando assim:

 

15/5 = 3

Uma dica para trabalhar com números decimais é pensar neles como dinheiro, pois como temos mais contato fica mais fácil de lidar. Observe que os valores em reais sempre são representados em forma decimal, R$ 0,50 centavos, 1,50. Visualizando assim fica mais fácil.

 

Espero ter contribuído.

Caso concorde que esta foi a melhor resposta vote e escolha-a como melhor.

Obrigada e tenha uma boa noite.

1 5 1