Respostas

A melhor resposta!
2014-03-10T21:09:31-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Fusão : passagem do estado sólido para o líquido. Exemplo : gelo derretendo.

Solidificação : passagem do estado líquido para o sólido. Exemplo : formação de gelo.

Ebulição : passagem do estado líquido para o gasoso. Exemplo : água fervendo.

Evaporização : passagem do líquido para o gasoso mais devagar. Exemplo : secar a roupa no varal.

Calefação : é quando o líquido passa para uma temperatura muito acima do que seu ponto de ebulição. Exemplo : quando jogamos uma gota de água em uma chapa fervendo.

Condensação : passagem do estado gasoso para o líquido. Exemplo : a tampa da panela, quando está cozinhando algo, fica como se estivesse "suando".

Sublimação : passagem do estado sólido para o gasoso. Exemplo : gelo seco, naftalina.

Vaporização : líquido pro gasoso.
123 4 123
2014-03-10T21:54:35-03:00
São os nomes dados para os processos de mudança de estados físicos (solido -S, liquido - L, gasoso - G)

      o esquema abaixo ajuda a memorizar melhor:
                F usão                   V aporização:        (Evaporação,Ebulição,Calefação)
          S  -------------->       L      --------------->     G
              <--------------               <---------------                S <---------> G Sublimação
              S olidificação             L iquefação   (Condensação)

fusão: passagem do sólido para o gasoso (derretimento do gelo)
solidificação passagem do liquido para o gasoso (formação da neve)
vaporização é a passagem do liquido para o gasoso e é chamada de
      evaporação quando o processo é espontâneo ou com aumento gradual da temperatura (roupa secando... )
      ebulição quando é provocado pelo aumento brusco da temperatura: água fervendo numa panela
      calefação quando o liquido entra em contato com uma superfície que está a uma temperatura superior ao do seu ponto de ebulição: quando água cai numa chapa quente ou no óleo de fritura...
liquefação é a passagem do gasoso para o liquido e recebe o nome de 
    condensação quando é espontâneo ou pela queda de temperatura... orvalho ou quandro o vidro embaça..
   liquefação quando o gás é submetido a pressão (gás de cosina GPL - gás de petróleo liquefeito)
sublimação é o nome dado para as passagem de sólido para gasoso ou de gasoso para solido   ex: neblina , gelo seco (CO2), naftalina

        
22 3 22