Respostas

2014-03-11T00:15:10-03:00
O principal objetivo da pecuária ter ido para o interior nordestino, é que nas capitais estavam as grandes plantações de açúcar, pois o ciclo econômico da época era o açucareiro, e havia incompatibilidade entre a plantação e o gado. Com o expansão do gado, a consequência mais importante, foi o surgimento de outro ciclo econômico, o de couro que vivia paralelo com o do açúcar, porém, com o enfraquecimento do último, o primeiro, junto com outros ciclos que foram surgindo, sustentaram o Brasil no período colonial.
 
15 4 15
Muitoo Obrigadoo, me ajudouu bastante !
A melhor resposta!
2014-03-11T09:34:04-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada Jéssica,

É possível concluir várias coisas, como: nem toda a produção na colônia era destinada ao mercado externo, haja vista que a criação de gado era voltada ao consumo interno; a pecuária foi uma atividade de grande importância para a expansão territorial da colônia portuguesa na América; a pecuária se distinguia bastante do sistema de produção empregado na produção da cana-de-açúcar.

A criação de bovinos na colônia portuguesa da América era uma atividade secundária, embora tenha sido de grande importância para expansão da América Colonial Portuguesa,
devido à Carta Régia que, em 1701, proibia a criação de gado nas regiões litorâneas que não fosse, diretamente, relacionada aos trabalhos nos engenhos, o que impulsionou a colonização do interior do Brasil, inclusive do sertão nordestino. Isso ocorreu em razão do receio de que o gado destruísse as plantações de cana-de-açúcar.

Mesmo assim, a criação de bois e vacas nos estados nordestinos alcançava no século XVII mais de 600 mil animais. Ao contrário do uso da mão de obra escrava predominante na monocultura da cana, a pecuária colonial, geralmente, empregava trabalhadores livres, com o pagamento sendo feito com os filhotes, o que permitia a mobilidade social, com o vaqueiro se tornando dono do próprio rebanho. Além disso, havia o comércio de equinos e muares para o transporte, fortalecendo a atividade pecuária como voltada ao mercado interno, ao invés do modelo exportador que predominava na agricultura.


Posteriormente, também foi de grande importância para a ocupação do Sul do Brasil, sendo, ainda hoje, bastante relevante para a ocupação do Centro-Oeste e do Norte do nosso país.

Nesse sentido, na atualidade, a pecuária está entre uma das principais atividades econômicas brasileiras, pois, desde 2008, o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, com um crescimento de mais de 637% a partir de 2000.

Bons estudos!

9 4 9
Se possível, escolha a melhor resposta. ;-D
Eu ficaria com a sua...kkk, está muito boa sua explanação, também me ajudou muito, abração.
O importante é que ela escolha, independente de qual seja. ;-) Por nada. Bons estudos!
Muito obrigada, os dois me ajudaram bastante ! Grata.
Por nada. Disponha. Eu que agradeço. Bom aprendizado! :-D