Respostas

2014-03-11T08:48:51-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada Jéssica,

A vitória dos colonos sobre os indígenas em todo o continente americano passa por três importantes fatores:

A) As epidemias trazidas pelos europeus, que mataram mais de 90% da população indígena nas primeiras décadas após a chegada dos brancos;

B) As de espadas de aço, dentre outras, bem como nas estratégias de guerra acumuladas ao longo de séculos por meio de livros;

C) As armas de pólvora que faziam muito barulho, mas assustavam os índios que as achavam serem armas de trovão.

Assim, as epidemias trazidas pelos europeus mataram mais de 90% da população indígena na América nas primeiras décadas de contato com os brancos.

Além disso, independente se era colonização de povoamento ou de exploração, eles invadiam a região, matavam os índios quando não conseguiam escravizá-los (prática que continuou com a independência dos Estados Unidos, conforme relata o livro "Enterrem meu coração na curva do rio"). Fingiam paz por um tempo e logo depois voltavam à guerra, utilizando-se de armas modernas, técnicas de guerra, doenças (por exemplo, enviavam aos índios cobertores para o frio que haviam sido usados por doentes de sarampo, varíola, dentre outras, resultando na morte de milhares de indígenas em poucas semanas).

Nesse sentido, havia gigantescas quantidades de vítimas indígenas das epidemias trazidas pelos  enquanto os europeus não eram tão afetados pelas mesmas doenças (em razão de, na Europa, após dezenas ou centenas de gerações, a maior parte das pessoas eram descendentes daqueles que apresentavam algum tipo de resistência a essas doenças), resultando em uma dominação cultural, pois os indígenas passaram a acreditar que isso se devia ao Deus dos europeus ser mais forte que os deles, de modo que houve a desestruturação de muitas sociedades indígenas e a conversão em massa em busca de salvação contra as epidemias e, em parte, por isso, até hoje, a maioria da população que habita a América é cristã.


Sugiro, para complementar seu aprendizado, que veja no you..tube o vídeo Armas germes e Aço - Conquista .

Bons estudos!

13 4 13
Muitoo Obrigadoo !
Por nada. Se puder, escolha a melhor resposta. ;-D