Respostas

2014-03-11T16:27:10-03:00
etnia: 

Uma etnia ou um grupo étnico é, no sentido mais amplo, uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais e semelhanças genéticas[carece de fontes]. Estas comunidades geralmente reivindicam para si uma estrutura social, política e um território. 

povo; 
o povo é o conjunto dos cidadãos de um país, ou seja, as pessoas que estão vinculadas a um determinado regime jurídico, a um estado. Um povo está normalmente associado a uma nação e pode ser constituído por diferentes etnias. 

nação: 

Nação, do latim natio, de natus (nascido), é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características étnicas e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.
1 5 1
2014-03-11T16:27:22-03:00
Hoje em dia utiliza-se muitas vezes a palavra nação para se referir a um estado ou a um grupo de pessoas que nada têm em comum além da cidadania de um determinado estado. Um exemplo é a expressão "nação espanhola", a Espanha não é uma nação mas sim apenas um estado, visto que a população espanhola não constitui uma etnia e não tem uma identidade unificadora, não existe nenhuma "etnia espanhola". A população espanhola está assim dividida em várias nações, como por exemplo o País Basco (etnia basca) ou a Galiza (etnia portuguesa). Esta ai sua resposta