1) Explique o que é uma reação de síntese de moléculas por desidratação e o que é uma reação de quebra de moléculas por hidrólise
2) Cite exemplos de três proteínas e comente o papel que desempenham no organismo
3) Explique o que é e o que causa a desnaturação proteica
4) Dentre os lipídios, cite os quatro principais do grupo e dê um exemplo de cada

1

Respostas

2014-03-11T17:36:25-03:00
A) sintese por desidratação: formação de uma molécula retirando a agua. 
Hidrólise: quebra de uma substancia adicionando agua. 
b) Enzimas: acelera a quebra das substancias, são catalizadoras. abrange grande parte das reações químicas do organismo;
Proteína transportadora: transporta determinadas substancias pela célula ou ajuda na passagem pela membrana plasmática. 
Proteína de defesa: são anticorpos que atuam protegendo o corpo contra organismos invasores. 
c) As principais causas para a desnaturação proteica é o PH elevado, ( o nivel do PH pode mudar de acordo com o local e o tipo de proteína), e o aumento elevado de temperatura. 
d)glicerídios: fonte de energia. principal é o triglicerídio, composto por moléculas de álcool e ácidos graxos. EX: gordura e óleos. 
Ceras: proteger e impermeabilizar, formado por ácidos graxos e álcoois superiores, com 16 ligações. Ex: presente em plantas, animais, como pena de aves. 
Fósfolipídios: responsavel pela membrana plásmatica. formado por ácido graxo, glicerol  e fosfato. mantendo uma parte em contato com a água e outra parte não, cadeia dupla. Ex: membrana celular. 
Esteróides: composto por 4 anéis de carbono interligados entre si. Precursor de homônios femininos e masculinos. Exemplo principal de esteróide é o colesterol. dividido em HDL, colesterol bom, pois se une a uma proteína sendo pesado e passando facilmente pela corrente sanguínea. E LDL colesterol ruim, pois é leve e se prende facilmente na corrente sanguínea causando entupimento. 

espero ter ajudado. bjus *-* 

1 5 1