Respostas

2014-03-12T03:48:26-03:00
Para calcular o mmc pela regra Geral:
1º decompõem todos os numeros, dividindo por numeros primos, individualmente e 
    depois multipla os fatores de maior potencia de todos ou que só aparece num
    deles
a) mmc(4,6,8,10)
            4=2x2=2²; 6=2x3;8=2x2x2=2³;10=2.5
            fator 2 está em todos mas a maior potencia é o 8=2³        
            fatores 3 e 5  só aparecem uma vez => entram na multiplicação   
mmc(4,6,8,10)=2³*3*5=8*15=120
b) mmc(6,8,18)
            6=3x2; 8=2x2x2=2³; 18=2x3x3=2x3²
    mmc(6,8,18)=2³x3²=8*9=72
c) mmc(120,20,400)
            20=2x2x5=2²x5;120=2x2x2x3x5=2³x3x5; 400=2x2x2x2x5x5=2⁴x5²
    mmc(20,120,40)=2⁴x3x5²=1200
d) mmc(10,6,4,8) = igual a alternativa 1 a ordem não importa
                                                               
6 3 6
A melhor resposta!
2014-03-12T04:06:56-03:00
(4, 6, 8, 10)/2
(2, 3, 4, 5)/2
(1, 3, 2, 5)/2
(1, 3, 1, 5)/3
(1, 1, 1, 5)/5
(1, 1, 1, 1)
m.m.c= 120 (2 x 2 x 2 x 3 x 5)

(6, 8, 18)/2
(3, 4, 9)/2
(3, 2, 9)/2
(3, 1, 9)/3
(1, 1, 3)/3
(1, 1, 1)
m.m.c= 72 (2 x 2 x 2 x 3 x 3)

(120, 20, 400)/2
(60, 10, 200)/2
(30, 5, 100)/2
(15, 5, 50)/2
(15, 5, 25)/3
(5, 5, 25)/5
(1, 1, 5)/5
(1, 1, 1)
m.m.c= 1200(2 x 2 x 2 x 2 x 3 x 5 x 5)

e por ultimo (igual o primeiro)
(10, 6, 4, 8)/2
(5, 3, 2, 4)/2
(5, 3, 1, 2)/2
(5, 3, 1, 1)/3
(5, 1, 1, 1)/5
(1, 1, 1, 1)
m.m.c= 120 (2 x 2 x 2 x 3 x 5)

Espero ter ajudado!! Beijão
3 5 3