Respostas

A melhor resposta!
2014-03-12T14:51:02-03:00
A alquimia é importante pq foi ai que a quimica pode ser posta em pratica, antes so existia a filosofia que imaginava como tudo funcionava, mais nada era posto em pratica,  dai a alquimia que ninguem sabe quando ao certo nasceu, vem para por as teorias em praticas, mostrar que a materia pode ser auterada, misturada e separada, a alquimia passou a ser quimica quando os homems deixaram de lado o apego ao sobrenatural e as divindades, e começaram a ver os resultados de maneira fisica, como uma manifestação natural de toda materia, e que a alquimia nada tinha a ver com deuses, almas ou demonios e sim em manipular a materia, dai a alquimia perdeu o seu prefixo AL que é Deus em arabe e passou a ser (quimia) quimica
1 5 1
2014-03-12T14:56:43-03:00
Bom, a alquimia surge da tentativa do homem de adquirir conhecimentos sobre a natureza. Em sua prática podemos destacar 2 objetivos principais: a produção da pedra filosofal, que seria constituida dos 4 elementos fundamentais: Ar, Água, Fogo e Terra e seria capaz de promover a transmutação da matéria, ou seja, transformação de metais inferiores em ouro; e a sintetização  do elixir da longa vida, uma espécie de medicamento que tornaria a pessoa imune a todas as doenças. Para alguns alquimistas a pedra filosofal era uma substância concreta que poderia ser encontrada através de experiências no laboratório. Ao longo de toda história os alquimistas foram perseguidos por causa do misticismo que sua prática envolve, alguns usavam fórmulas e recitações para que as divindades fossem favoráveis a suas experiências por isso, na Idade Média, muitos foram acusados de pactos com o demônio, presos, excomungados e até mortos. Diz a lenda que o cheiro de Enxofre foi associado ao diabo por causa das diversas experiências que os alquimistas realizavam com esse elemento. As principais matérias primas usadas pelos alquimistas eram o orvalho, o sal, o mercúrio e o enxofre. Eles acreditavam que proporções diferentes desses elementos determinavam a constituição dos objetos, então  realizavam vários procedimentos utilizados ainda hoje como a destilação, a combustão, o aquecimento e a evaporação. O trabalho técnico com a matéria era feito por etapas. Na busca de aprimorar os experimentos, os alquimistas criaram métodos e equipamentos que foram fundamentais para o surgimento da Química moderna, como o almofariz, o pistilo e o balão de destilação. Eles também aperfeiçoaram muitas técnicas relacionadas a separação de misturas e muitas substâncias que conhecemos foram sintetizadas por alquimistas, por exemplo,  CH3CH2OH (álcool etílico), os ácidos H2SO4(sulfúricos), HCl(clirídrico), C10H16O(canforico), C6H5C(O)OH(benzoico), HNO3(nitrico); o elemento Fósforo e alguns metais como Chumbo e o Zinco. 
1 5 1