O que significa relevo?como ele se tranforma atravez do tempo?

2
Relevo é um tipo de saliência, uma irregularidade que se destaca em uma superfície. Por exemplo, o relevo de uma moeda.

Em Geografia, o significado de relevo se refere ao conjunto de formas que sobressaem na crosta terrestre,

As principais formas de relevo são: planaltos, planícies, montanhas e depressões.

Respostas

2014-03-12T15:35:24-03:00
Relevo é aquilo que se sobressai na superfície, podendo referir-se a: 
Em geografia, o relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes:os agentes internos e externos. 
1 5 1
A melhor resposta!
2014-03-12T15:46:35-03:00
Parte terrestre da Terra. Não é apenas superficial, mas engloba a profundeza sólida e rochosa terrestre. O relevo se transforma pela própria dinâmica da Terra.

Se iniciarmos pela erosão (do rio, da chuva, do vento, do gelo, etc.) a rocha se desagrega (e altera o relevo), é transportada (por rios, chuvas, etc.) e depositada em bacias sedimentares. Com o tempo essa rocha ao ser soterrada, sofre mudanças em sua estrutura e forma. Essa mudança é uma metamorfose, chamada de rochas metamórficas. Essas rochas sofrem um peso e calor excessivos até sua forma ser alterada. A medida que esse soterramento prossegue, essa rocha entra em contato com o magma no interior da Terra, e, aí se transforma em magma. O magma, sob intensa pressão alcança a superfície terrestre (especialmente por vulcões) e ao resfriar-se transforma-se em rocha magmática. Por estar na superfície, o processo se inicia, havendo erosão....

Esse é o ciclo das rochas, juntamente com a dinâmica da erosão que altera o relevo terrestre. Mas além dele, não se deve esquecer os fenômenos tectônicos que também são atuantes.

Todos eles em conjunto são importantes modeladores do relevo terrestre, ao qual podem ser observadas extensas planícies (que podem ser resultado do recuo do mar), depressões (resultados de intenso processo de deposição de sedimentos), planaltos (em que há intensa atuação da erosão), cadeias de montanhas (relacionadas ao vulcanismo e tectonismo)
1 5 1