Respostas

A melhor resposta!
2014-03-12T15:44:45-03:00

Formado pelos sete países mais industrializados do mundo (Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Japão) e a Federação Russa, o Grupo dos oito (G-8) caracteriza-se como um fórum de discussões econômicas, políticas e sociais. As decisões tomadas têm grande influência mundial, conseqüência do peso econômico que o grupo possui. Juntos, esses países detêm mais dê 50% da produção industrial mundial e aproximadamente 4/5 da produção dos países industrializados, gerando em 2001 quase 70% da riqueza do planeta
2 5 2
2014-03-12T15:44:46-03:00
Os movimentos que contestam o G8, acusam o grupo de ser uma instituição sem legitimidade, auto-denominado governo do mundo, que decide objetivos e políticas que afetam toda a humanidade. As políticas do G8 forçam uma globalização neoliberal e desregulada. A política econômica é orientada exclusivamente para que o dinheiro investido reverta para eles próprios, através das multinacionais e grandes investidores, retirando os direitos dos países mais pobres e em vias de desenvolvimento, afetando o equilíbrio da Terra, dos ecossistemas e das culturas, investindo mais e mais recursos bilionários em guerras e repressão. 
1 5 1