Respostas

A melhor resposta!
2014-03-12T16:40:26-03:00
Os oceanos Pacífico, Atlântico, Índico, Ártico, Antártico, juntamente com os mares, formam a grande massa de água sobre a terra cobrindo mais de 2/3 de sua superfície, com zonas abismais de mais de 11.000 metros de profundidade, como no Pacífico próximo à costa chilena. Aliás nesta região encontra-se o maior desnível da Terra, pela proximidade da Cordilheira dos Andes com mais de 7.000 m./alt., formando uma diferença de mais de 14.000 mil metros. 
Da hidrosfera da Terra que compreende os lagos, mares, rios e as águas subterrâneas as águas marinhas e salobras correspondem a 97,4% e os restantes 2,6% são água doce, o que mostra a imensidão das águas marinhas e consequentemente sua importância sob vários aspectos como fonte alimentar, meio de transporte, depósito petrolífero e de minerais, por exemplo. 
Segundo a teoria dominante, a vida na Terra teve origem há 4 bilhões de anos com o surgimento de bactérias que se desenvolveram nas profundezas dos oceanos e que se alimentavam da matéria inorgânica expelida do interior da Terra através das rachaduras provenientes do movimento das placas tectônica. Aliás como até hoje acontece. 
Além disso, as algas microscópicas que flutuam na parte superior das águas oceânica são responsáveis por 90% da fotossíntese da Terra, ou seja pela existência do oxigênio na atmosfera. 
Dessa forma os oceanos são considerados berços da vida, representando sistemas complexos de manutenção das milhões de formas de vida, mas a poluição vem prejudicando sua plena atividade enquanto ecossistema pois está possibilitando o rompimento do curso evolutivo de muitas espécies, bem como colocando em risco eminente de extinção muitas outras.
4 5 4