Respostas

A melhor resposta!
2014-03-12T20:53:35-03:00
Hiato -quando duas vogais ficam em silabas diferentes na separação de siçabas
Ditongo-quando duas vogais ficam na mesma silaba na separação de silabas
Tritongo-quando tres ou mais vogais ficam na mesma silaba na separação de silabas
Hiato                 Ditongo                    Tritongo
Sa-mu -el          sa-pa-tei-ro               Pa-ra guai
pa-da ri-a          pa- dei-ro                  i-guais
mo-e-da            mo- e -dei- ro            U-ru-guai
ca-í da              ca-iu
Respondi sendo num total de 10 coloquei um pouco a mais. Se for 10 de cada eu acrescento.

10 3 10
sim são 10 de cada
Obrigada por marcar a minha resposta como a melhor
de nada
2014-03-12T21:04:41-03:00
DITONGOS:história, perícia, espécia, vácuo, água, pai, feito, varapau, réu, biscoito.
HIATOS:saída, saúde, Maria, Joana, anuidade, enjoo, álcool, baú, hiato, joelho.
TRITONGOS:paraguai, quais, espiões, enxaguei, averiguou, fiéis, barões, Assembléia,
piauiense, roeu.


5 3 5