Para realizar um trabalho, dividiu-se um fio de cobre em 3 partes iguais. Cada uma dessas partes foi dividida ao meio e, finalmente, cada uma dessas partes foi dividida em 4 partes iguais. Qual é a fração do fio que cada uma dessas partes menores representa?

Quem resolver, por favor, me explique os passos.

Obs: Penso que problemas de matemática de frações são mais difíceis de resolver que os de álgebra. Espero estar enganado.

2

Respostas

2013-05-14T17:10:30-03:00

depende a parte que for utilizada

se quatro partes usadas sera 4/24

se for 8 sera 8/24

4 4 4
A melhor resposta!
2013-05-14T17:28:22-03:00

Vejamos:

 

O fio estava inteiro e foi dividido em 3 partes iguais, então temos 1/3

 

Daí, dividimos por 2, pois foi dividido ao meio:

 

1/3 : 2 = 1/3 . 1/2 = 1/6

 

Seguindo, agora dividimos as partes por 4, então

 

1/6 : 4 = 1/6 . 1/4 = 1/24

 

Ou seja, o fio que estava inteiro, ficou dividido em 24 partes iguais

10 4 10