Respostas

A melhor resposta!
2014-03-12T23:26:19-03:00
Orações Coordenadas Assindéticas são orações sem conjunções.

Já as Sindéticas são as que possuem conjunções, onde uma oração liga a outra. E existem 5 orações coordenadas sindéticas, que são:

ADITIVAS, ADVERSATIVAS, ALTERNATIVAS, EXPLICATIVAS E CONCLUSIVAS.

As ADITIVAS possuem as conjunções: e, nem, mas também, como também, além de...

EX: Ele trabalha e estuda.

OBS: repare que a frase dá uma ideia de ADIÇÃO, SOMA.


As ADVERSATIVAS possuem as conjunções: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto...

EX: Ele é um ótimo aluno, porém é preguiçoso.

obs: repare que a frase dá uma ideia de OPOSIÇÃO.


As ALTERNATIVAS possuem as conjunções: ou, ora, quer, seja, já...

EX: Ou trabalha ou estuda

obs: repare que a frase dá uma ideia de ESCOLHA.


As EXPLICATIVAS possuem as conjunções: que, porque, porquanto, pois...

EX: Estou ansioso para a prova, pois estudei muito.

obs: repare que a frase dá uma ideia de ESCLARECIMENTO.


As CONCLUSIVAS possuem as conjunções: por isso, pois, portanto, por conseguinte, logo, então...

EX: Ele é forte, pois, tem condição de vencer.

obs: Repare que a frase dá uma ideia de RESULTADO.


Repare que tanto as explicativas quanto as conclusivas possuem o pois, mas sempre que o pois estiver entre duas vírgulas a coordenada será sempre conclusiva, e quando vier apenas com uma vírgula será sempre coordenada explicativa.
1 5 1
MUITO OBRIGADA!! Ajudou demais <3
De nada. Qualquer dúvida é só perguntar.
2014-03-12T23:38:17-03:00
Orações coordenadas não exercem função sintatica uma das outras.
Coordenada Assindética são aquelas que não vem introduzidas por conjunções 
Coordenada Sindética São aquelas que vem introduzidas com conjunções 
Ex= acordei cedo assindética
tomei café assindética
e deixei o hotel sindética por que tem a conjunção e  

Classificação 
Aditiva:soma,adição: e nem mas também mas ainda
Adversativa: Oposisão mas porem todavia contudo entre tanto
alternativas escolha ou...ou....ora...ora
conclusivas conclusão logo,por tanto,então por isso pois (apos o verbo)
explicativas pois(antes do verbo) por que visto que de sorte que por que de modo que