Respostas

2014-03-12T23:31:20-03:00
Estudamos que as leis de Newton são universais, funcionam para partículas de poeira se deslocando no ar assim como também para veículos em movimento, pontes estáticas, para o movimento de astros no espaço e até mesmo para bêbados tentando se equilibrar para andar em linha reta. Enfim, para todo e qualquer corpo material e imaterial que se possa conceber.

A música é uma arte, quando bem tocada, teoricamente deve ter ritmo, harmonia e melodia. Músicos não precisam saber física para cantar e tocar um instrumento, contudo eles sabem que sensíveis mudanças, como uma oitava de diferença entre um instrumento e outro, poderá resultar em perda de qualidade musical. Notas musicais combinadas formam seqüências, escalas e arranjos que resultam em belos e cativantes sons harmoniosos. Físicos também não precisam sair solando uma guitarra como o Angus Young (guitarrista da banda AC/DC), para conhecer e aplicar as leis físicas que regem o som.

O que seriam estes sons senão resultado da combinação entre técnica, arte e ciência. Para emitir som o musico precisa de um instrumento que é o resultado de técnicas de produção muitas vezes bem sofisticadas. Poderíamos questionar: - E quanto aos instrumentos artesanais? Mesmo estes são resultados de certa técnica de fabricação. O artesão simplesmente confecciona o instrumento da mesma forma que aprendeu, é um conhecimento empírico, mas que, dependendo de sua habilidade, pode resultar em um ótimo trabalho. Na produção está implícita acústica, materiais, resinas, tintas e uma porção de outras variáveis que influenciarão na arte de tocar.
A melhor resposta!
2014-03-12T23:35:53-03:00
Há profundas relações entre uma e outra. De acordo com Pujol, a ciência fornece a motivação racional, que nutre a intuição estética e artística, e a arte oferece instrumentos intuitivos para se apropriar dos conceitos que a Ciência propõe. 

Espero ter ajudado! Boas noites! ;)
2 5 2