ME AJUDEM, POR FAVOOOR!
um casal de pele com pigmentação normal teve um filho albino e outro de pele com pigmentação normal. qual a probabilidade de o filho de pele com pigmentação normal ser heterozigoto ?

como calcula?

2
casal: Aa A
Ops desconsidere...

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-12T23:47:34-03:00
Para o casal ter um filho afetado pela doença e outro normal, então o casal é heterozigoto, Aa.
Albinismo é uma doença recessiva, portanto o filho afetado será homozigoto recessivo, aa.
O filho normal,pode ser heterozigoto ou homozigoto dominante.
Num cruzamento de pais heterozigotos a porcentagem de heterozigotos, Aa, seria de 50% enquanto de homozigoto recessivo, aa, seria 25% e homozigoto dominante, AA, 25%.

Sendo resposta à questão, 50% de chances do filho normal ser heterozigoto,  \frac{2}{4} ou 2:4

3 5 3
2014-03-12T23:48:25-03:00
Casal: Aa Aa

     A  _   a
A  AA _ Aa
a   Aa _ aa

Probabilidade 50%

acho q é isso
2 4 2