Um número é o quíntuplo de outro e a soma de ambos é igual a 420. Qual o maior número?

a) 301 b) 305 c) 303 d) 307

Demonstre o desenvolvimento por favor, o gabarito é B. Obrigado desde já !

2
Cara, é o que está aqui no gabarito, eu ainda não decifrei essa questão. :s
Eu já enchi uma folha com contas e não achei
x = 5 * y E x + y = 420 --> x = 5 * (420 - x) --> x = 2100 - 5x --> 6x = 2100 --> x = 350 || x + y = 420 --> y = 420 - 350 --> y = 70
O gabarito está errado, pois o maior número é 350 e o outro 70
Eu fiz pela proporcionalidade tb deu isso também

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-13T06:56:39-03:00
Se um é o quíntuplo do outro, então um é x e o outro é 5x.

Logo, x + 5x = 420 => 6x = 420 => x = 420/5 = 70.

Um é 70 e ou outro é 5 vezes 70 = 350.
3 4 3
2014-03-13T07:19:56-03:00
      1 º            X = 5X                                2º             X + 5X = 420
                      X= 5 *70                                             6X=  420
                      X = 350                                               X= 70                                                                                                                                                                                                                          
3 4 3