(Unicamp-SP) Três frascos de vidro transparentes, fechados de formas e dimensões iguais, contém cada um a mesma massa de líquidos diferentes. Um contém água, o outro, clorofórmio e o terceiro, etanol. Os três líquidos são incolores e não preenchem totalmente os frascos, quais não tem nenhuma identificação. Sem abrir os frascos, como você faria para identificar as substâncias? A densidade (d) de cada um dos líquidos, à temperatura ambiente, é igual a:d(água)=1,0 g/cm ao cubo;d(etanol)=0,8 g/cm ao cubo;d(cloroformio)=1,4 g/cm ao cubo.

1

Respostas

2014-03-14T01:30:32-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Sabe-se que d=m/v; então m=dxv se os líquidos tem a mesma massa, e a densidade é inversamente proporcional ao volume, pois se multiplicam do mesmo lado da igualdade, o líquido de maior densidade terá o menor volume. Então, o esquema a seguir representa a ordem decrescente de identificação dos líquidos, levando em consideração seus volumes: 

V(etanol)>V(água)>V(clorofórmio)
94 4 94