Respostas

A melhor resposta!
2014-03-13T21:01:10-03:00
Item a: se A é da ordem 3x4, então será tipo:

A = | a11 a12 a13 a14 |
      | a21 a22 a23 a24 |
      | a31 a32 a33 a34 |

pela lei de formação:

aij = -1, se i = 2j
aij = a, se i for diferente de 2j

a11 = a, pois 1 diferente de 2*1
a12 = a, pois 1 diferente de 2*2
a13 = a, pois 1 diferente de 2*3
a14 = a, pois 1 diferente de 2*4
a21 = -1, pois 2 = 2*1
a22 = a, pois 2 diferente de 2*2
a23 = a, pois 2 diferente de 2*3
a23 = a, pois 2 diferente de 2*4
a31 = a, pois 3 diferente de 2*1
a32 = a, pois 3 diferente de 2*2
a33 = a, pois 3 diferente de 2*3
a34 = a, pois 3 diferente de 2*4
assim sendo:

A = | a  a  a  a |
      |-1  a  a  a |
      | a  a  a  a |

Item b: A é 4x4

A = | a11 a12 a13 a14 |
      | a21 a22 a23 a24 |
      | a31 a32 a33 a34 |
      | a41 a42 a43 a44 |

pela lei de formação:
aij = 0, se i + j = 4
aij = -1, se i + j for diferente de 4

a11 = -1, pois 1 + 1 diferente de 4
a12 = -1, pois 1 + 2 diferente de 4
a13 = 0, pois 1 + 3 = 4
a14 = -1, pois 1 + 4 diferente de 4
a21 = -1, pois 2 + 1 diferente de 4
a22 = 0, pois 2 + 2 = 4
a23 = -1, pois 2 + 3 diferente de 4
a24 = -1, pois 2 + 2 diferente de 4
a31 = 0, pois 3 + 1 = 4
a32 = -1, pois 3 + 2 diferente de 4
a33 = -1, pois 3 + 3 diferente de 4
a34 = -1, pois 3 + 4 diferente de 4
a41 = -1, pois 4 + 1 diferente de 4
a42 = -1, pois 4 + 2 diferente de 4
a43 = -1, pois 4 + 3 diferente de 4
a44 = -1, pois 4 + 4 diferente de 4
assim sendo:

A = | -1  -1  0  -1 |
      | -1   0  -1 -1 |
      |  0  -1  -1  -1|
      | -1  -1  -1 -1 |

item c: A é 3x3, então

A = | a11 a12 a13 |
      | a21 a22 a23 |
      | a31 a32 a33 |

pela lei de formação:
aij = 2i + 3j - 1

então:

a11 = 2*1 + 3*1 - 1 = 4
a12 = 2*1 + 3*2 - 1 = 7
a13 = 2*1 + 3*3 - 1 = 10
a21 = 2*2 + 3*1 - 1 = 6
a22 = 2*2 + 3*2 - 1 = 9
a23 = 2*2 + 3*3 - 1 = 12
a31 = 2*3 + 3*1 - 1 = 8
a32 = 2*3 + 3*2 - 1 = 11
a33 = 2*3 + 3*3 - 1 = 14

A = | 4   7   10 |
      | 6   9   12 |
      | 8  11  14 |
3 5 3
2014-03-13T21:21:14-03:00
Item A esta respondido no word.

1 5 1