A Constituição de 1891 garantia os direitos políticos, mas, na prática, o voto era objeto de manipulação e fraude. Como era o sistema eleitoral na Primeira República e como podem ser definidas as expressões "coronelismo", "política dos governadores" e "política do café com leite" ?

1

Respostas

2014-03-13T16:08:59-03:00
A Primeira República, mais conhecida como Republica Velha (1930).
O Sistema eleitoral era feito pelos coronéis/políticos, que comprava votos intimidando os eleitores com ajuda de seus capangas, que ficou conhecida, como "currais eleitorais".
Os coronéis sumiam com as urnas e ate mesmo patrocinavam os votos "fantasmas".


Coronelismo: Voto de Cabresto, fraude eleitoral e etc
Política do Café-Com-Leite: Na época os Estados que lucrava mais era São Paulo e Minas Gerais. São Paulo lucrava muito com exportação de café, enquanto, Minas Gerais lucrava com exportação de leite e derivados. Com isso, os políticos desses 2 Estados faziam um acordo, para permanecerem no poder  Central, pois muitos presidentes da República, nessa época eram Paulistas e Mineiros.
 Política Dos Governadores: Os governadores do estado e da República faziam acordos políticos na base de troca de favores, para governarem de forma tranquila.  Com isso, os governadores não faziam oposição ao governo central e ganhavam liberações de verbas federais.


Obs: O Coronelismo se baseia também com a Politica do Café-Com-Leite e a Politica dos Governadores.

Att
22 4 22