Tarefa

Foto de perfil do usuário nandinha4

Oque é teoria evolucionista e teoria Criacionista?

por Nandinha4

Tem dúvidas sobre esta tarefa? Pergunte!

Peça mais detalhes ao usuário Nandinha4

Respostas

Respostas

2
Foto de perfil do usuário yallymelo987
Yallymelo987 respondeu
A teoria da evolução trata das evidências da origem dos seres vivos e das mudanças lentas ao longo do tempos. 
Evolucionismo ou teoria da evolução.       Criacionismo é o termo que usa a noção genérica de uma ou mais entidades inteligentes para explicar, por trás de uma série de eventos, a origem do Universo, da vida na Terra ou das próprias espécies. Este artigo descreve as várias faces desse estudo, apresentando argumentos a favor e contra, bem como algumas análises e conclusões.
  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (1)
  • Avaliar Avaliar: 5, Votos: 1

Comentários

Escreva aqui seu comentário...
Foto de perfil do usuário falarodrigo
Falarodrigo respondeu
Cara Nanda

O criacionismo consiste no conjunto de mitos de que Deus - ou deuses ou outros seres mitológicos, a depender da religião, do período histórico, do povo, e da cultura- criou(aram) o mundo e o homem do jeito que é hoje, sem alterações, pronto e em tempos recentes (para os padrões evolutivos, ou seja, há alguns milhares de anos, no máximo). Esses modos de explicar o mundo foram, especialmente, inventados  há centenas ou milhares de anos, período no qual a humanidade ainda não apresentava conhecimento suficiente e nem a tecnologia necessária para encontrar uma resposta mais adequada quanto ao estudo da vida, inclusive a nossa própria.

Atualmente, inclusive, algumas pessoas que acreditam nos mitos criacionistas propõem que a evolução foi guiada por Deus ou deuses (outros sugerem alienígenas), dentre outros seres sobrenaturais.

Enfim, já houve centenas ou milhares de mitos quanto ao surgimento da vida, do ser humano, dentre outros aspectos semelhantes.


Nesse sentido, os fixistas acreditam que o mundo e os seres vivos (incluindo o homem) continuam do mesmo modo como foram criados por Deus, deuses, espíritos ou outros entes sobrenaturais.  Alguns "criacionismo modernos" percebem que a evolução não pode ser negada, haja vista ser um fato,  e buscam convencer de que o processo evolutivo foi criado e influenciado por essas entidades sobrenaturais. Apesar disso, não há qualquer evidência ou estudo que comprove ou dê base para que se acredite nisso, muito pelo contrário.

Por outro lado, o evolucionismo é a base de toda a biologia atual, com confirmação através de diversos campos do conhecimento humano, tais como a genética, a geologia, paleontologia, que demonstram a existência do ser humano não enquanto separada dos demais animais, mas intimamente relacionada. Ou seja, ao longo de um período de tempo extraordinário, mais de três bilhões de anos, período difícil de ser analisado pelos parâmetros temporais da mente humana, todos os seres vivos evoluíram a partir de formas muito parecidas, devido aos diferentes contextos evolutivos servido ao processos de seleção natural e seleção sexual,possibilitando a enorme biodiversidade característica de nosso planeta.

Portanto, a maior diferença entre ambas a forma de pensar das duas ocorre em razão de que os mitos criacionistas estão embasados na crença religiosa, na fé, no dogma dos livros escritos por pessoas inspiradas por Deus ou deuses ou pela transmissão oral ao longo da história até serem escritos. Já a teoria evolucionista é baseada no que a humanidade desenvolveu de mais moderno, nas dúvidas e análises, no pensamento lógico e racional, sendo comprovada cientificamente na genética, paleontologia, biologia, estudos microbiológicos, matemáticos, bem como em análises de casos ao redor do mundo. Não é preciso ter fé na evolução, é possível testá-la e comprová-la, por exemplo, com gerações de bactérias ou mesmo através da seleção artificial através da qual o ser humano desenvolveu tantas raças tão diferentes de cachorros, dentre outras possibilidades.

Obviamente, é um pouco complicado de entender devido a abranger tempos tão amplos, mas, do ponto de vista lógico e racional, com base nas provas, resultados de testes e observações, podemos concluir que a evolução, inclusive a nossa, é um fenômeno tão verdadeiro quanto o fato da Terra girar ao redor do Sol e de que há gravidade em nosso planeta.

Além disso, o processo evolutivo é, de certo modo, observado no próprio desenvolvimento do embrião humano, no qual uma única célula (o zigoto, fruto da união do espermatozoide e do óvulo) ou seja um ser unicelular, faz sua própria reprodução até a formação completa de um ser humano em apenas nove meses.

Se isso é possível em apenas nove meses, o tempo em que há vida na Terra (mais de três bilhões de anos)  é suficiente para que uma galinha bicando o teclado do meu computador ter grandes probabilidades de digitar as obras completas de Machado de Assis, sem errar uma vírgula. Isso nos permite concluir que o desenvolvimento da espécie humana não é algo distinto do observado na natureza. Obviamente, é um pouco complicado para nossa mente lidar com um período tão grande de tempo, gerando muitos mal-entendidos nesse campo.


Para complementar essa explicação, sugiro a leitura dos livros de Richard Dawkins e de Carl Sagan ("O Maior Espetáculo da Terra" e "O mundo assombrado por demônios", bem como o vídeo da cientista brasileira Suzana Herculano-Houzel (basta colocar o nome dela + ted no you..tube) .

Bons estudos!


  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (0)
  • Avaliar

Comentários

Escreva aqui seu comentário...