Me ajudem por favor: :(

imagine uma populaçao de aranhas que vive em uma ilha .Com o paassar do tempo a agua divide a ilha em duas e as aranhas nao sao capazes de atravessar de uma ilha pra outra.

levando em conta seus conhecimentos sobgre o processo de especiçao o que poderia acontecer com a populaçao de aranhas após um priodo muito longo?

Gente por favor me ajudem >< a professora é o demonio escrito pf gente :(((

2

Respostas

2014-03-13T20:31:31-03:00
Bom esse processo em que a agua divide a ilha em duas é chamado de Cladogênese, pois a espécie é separada não havendo mais contato entre elas, após a cladogênese começa o processo de Anagênese, nesse processo as aranhas vão começar a se diferenciar, pois elas ficaram em ambientes separados e esse ambiente ao longo do tempo vai se modificando, no final de um grande período de tempo as duas ilhas serão diferentes uma da outra, o que vai fazer com que as aranhas tenham se adaptado para a ilha em que estão, ou seja, a aranha de uma ilha vai se adaptar para as caracteristicas de uma determinada ilha e a outra aranha vai se adaptar para as características de uma outra ilha, ou seja elas serão diferentes, criando assim duas espécies diferentes de aranhas.
1 5 1
2014-03-14T14:00:09-03:00
A separação de uma população em duas (duas subpopulações de aranhas)por isolamento geográfico (biogeografia), leva a um evento chamado de especiação (formação de novas espécies a partir de um ancestral)ou cladogênese.

Então Luana, com o passar do tempo, essas aranhas que já apresentam características diferentes vão se tornar ainda mais diferentes pela soma das mutações que vão ocorrer nos grupos das duas ilhas.
Essas mutações vão se acumulando de tal maneira ao longo do tempo que em um determinado momento sua bagagem genética não será mais compatível, o que se caracteriza por espécies distintas. Um exemplo é o que ocorreu entre nós, os humanos e os chimpanzés, que em algum momento, compartilhamos um ancestral, e por isolamento igual a esse que você questionou, deu origem a essas duas espécies.
A final, todas as espécies observadas na Terra, surgiram de um único ancestral, e o fator determinante para essa diversidade é o período de tempo que leva para isso acontecer.
2 3 2