Respostas

2013-05-15T12:01:08-03:00

rinite( processo irritativo das vias nasais, caracterizando-se por espirro, produção excessiva de muco, coceira no céu da boca e congestão nasal.)

 

bronquite asmática (reação aos agentes alérgicos que causa obstrução e dificulta a passagem do ar pelas vias respiratórias, manifestando-se sob forma de chiados no peito e falta de ar. Além da alergia respiratória, mudanças repentinas de temperatura, umidade, desgaste emocional e processos inflamatórios, como gripes ou resfriados, também podem contribuir para desencadear uma crise alérgica.)

 

 

Os microorganismos, como bactérias e vírus presentes no ar também podem causar várias doenças como a tuberculose, a meningite meningocócica, gripe, caxumba, poliomielite, sarampo, entre outras.

1 5 1
2013-05-15T13:05:38-03:00

tuberculose é causada por uma bactéria, ela tanto pode atacar humanos como também outros animais. É uma doença contagiosa e pode se manifestar em vários órgãos do corpo. A mais comum é a tuberculose pulmonar, que é transmitida de pessoa para pessoa através da tosse, que acaba liberando a bactéria no ar, também pelo contato com roupas, talheres e outros objetos contaminados. Os sintomas só são percebidos meses depois após a instalação da bactéria no organismo. Após esse período iniciam-se as tosses com catarro, febre, palidez, falta de apetite, emagrescimento e conseqüentemente fraqueza geral. Se não for tratada, a doença pode causar lesões nos pulmões, no caso da tuberculose pulmonar, até levar a sua completa destruição. A tuberculose pode ser prevenida através da vacina BCG e também pode ser tratada, por meio da rápida detecção da doença através de radiografias.

 

A meningite meningocócica é uma doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis que ataca as meninges (membranas que protegem o sistema nervoso central). Os sintomas são forte dor de cabeça, febre, vômito e dor na nuca. O contágio da doença se dá pelas vias respiratórias e ela a pessoa deve ser levada a tratamento em seu estágio inicial. Assim como a tuberculose também pode ser prevenida através de vacinas.