Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-03-13T22:30:45-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Bom, primeiramente o elemento crucial na coagulação de sangue são as plaquetas, que são fragmentos de células. Quando os tecidos do corpo são danificados, ele libera uma substância chamada tromboplastina. Esta enzima em conjunto com as plaquetas e Ca++  ativa outra enzima (protrombina), a transformando em trombina. A trombina por sua vez participa da formação de uma proteína solúvel, chamada de fibrinogênio. No contato com a trombina, o fibrinogênio vira fibrina, que agora é insolúvel. É crucial que seja pois é ela que vai formar um "emaranhado" que prende as plaquetas, e realiza a coagulação no ferimento.

Lembrando que a protrombina é produzida no fígado com a presenta da vitamina K.
4 5 4
2014-03-13T22:35:03-03:00
As plaquetas são responsaveis pela coagulação do sangue, quando vc se machuca e sangra aquele sangue durinho q fica sobre o machucado é a coagulação, quando vc tem baixa de plaquetas q ocorre muito em quem tem dengue principalmente hemorragica, vc fica com o sangue "ralo" provocando hemorragia.
4 4 4