Se alguém puder me ajudar agradeço muito: "Na Grécia antiga, o surgimento da escrita propiciou o nascimento da filosofia. E hoje, os altos índices de analfabetismo constituíram um obstáculo ao desenvolvimento da consciência crítica de seus cidadãos? "

1

Respostas

2013-05-15T15:39:32-03:00

é um obstáculo,mas não é necessariamente insuperável
faço uma observação, não quero apresentar resposta longa, mas por escrito é possivel apresentar uma ideia, uma análise, argumentos , tudo de forma mais clara e organizada, uma reflexão e isso facilita a tomada de consciência. Por outro lado , observo no dia a dia que muitas pessoas sem esse aprendizado buscam de forma inteligente meios de contornar as dificuldades, enfatizo, são pessoas inteligentes , fica claro que essas pessoas ganhariam muito com o aprendizado e isso se reflete no todo, por essa razão fica inconcebível que à população seja imposta condição tão desfavorável ao mesmo tempo que investem em estádio de futebol , que a corrupção seja aceita com aplausos, trata-se de um problema cuja solução é possivel, paises mais desenvolvidos resolveram isso em 1800, o Brasil já tem meio milênio de existência e ainda não considera isso fator relevante para a formação da sociedade . Pode até ganhar copa, é vergonhoso
-------------------

É significativo que Tales de Mileto seja considerado o primeiro filósofo e que o pensamento filosófico tenha surgido não nas cidades do continente grego como Atenas, mas nas colônias gregas do Mediterrâneo oriental, no mar Jônico. Nessas cidades conviviam diferentes culturas, e de forma harmoniosa, pois o interesse comercial fazia com que os povos que aí se encontravam, fossem bastante tolerantes. É possível, assim, que a influência de diferentes tradições míticas tenha levado à relativização dos mitos.

3 4 3