assim na molécula H3PO4
existem
3 átomos de Hidrogênio (H)
1 átomo de fósforo (P)
4 átomos de oxigênio (O)

H - 1
P - 31
O - 16
então agora é só multiplicar a massa pelo número de átomos e depois somar todos os resultados:
H 1 X 3 = 3
P 31 X 1 = 31
O 16 X 4 = 64
total 3 + 31 + 64 = 98
então a massa molecular do H3PO4 é de 98 UMA (Unidades de Mass
Você soma os números de massa dos átomos que formam a molécula,levando em consideração seu índice...Ex: H2SO4 = 2 x 1 (H) +1 x 32 (S) + 4 x 16 (O) =98 g.
Obrigada :D

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-14T01:06:34-03:00
Você soma os números de massa dos átomos que formam a molécula, levando em consideração seu índice.
Exemplo:
H2SO4 = 2 x 1(H) + 1 x 32 (S) + 4 x 16(O) = 98 g.
1 5 1
2014-03-14T01:23:26-03:00
A massa molar=a massa total de um composto exemplo H2O H=1g O=16g
têm 2 átomos de O,logo 2x16+1=33g/mol