O Tratado de Madrid foi firmado na capital espanhola entre D. João V de Portugal e D. Fernando VI de Espanha, a 13 de Janeiro de 1750, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas. O objetivo do tratado era substituir o de Tordesilhas, o qual já não era mais respeitado na prática. As negociações basearam-se no chamado Mapa das Cortes, privilegiando a utilização de rios e montanhas para demarcação dos limites.
O diploma consagrou o princípio do direito privado romano do uti possidetis, ita possideatis (quem possui de fato, deve possuir de direito), delineando os contornos aproximados do Brasil atual

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-14T18:57:42-03:00
Quando partilharam as colonias entre espanhã e portugal foi asinado o tratado de todesilhas e se tornou  oficialmente demarcador das fronteiras entre Espanha e Portugal este porem nunca conseguiu ser totalmente respeitado portanto sendo substituído pelo Tratado de Madrid, que foi assinado na capital da espanha dia 13 de janeiro de 1750, entre os reis de Portugal e da Espanha.Este determinou os limites entre as duas colônias sul-americanas.O Tratado de Madrid foi feito a partir do Mapa das Cortes, oque favoreceu as colônias portuguesas oque deu prejuízo aos espanhóis.
2 3 2
2014-03-14T18:59:53-03:00
Fizeram esse tratado,porque a partilha das colonias pertencentes a espanha e portugal geraram problemas,com isso,este tratado se tornou responsável pela determinação de limites entre as duas colonias,mas portugueses foram espertos e tipo se basearam num princípio de direito de posse,e esse princípio dizia que a terra deveria ser ocupada por aqueles já se estavam  nela, com residência fixa e trabalho nas redondezas.Esse tratado foi importante pro brasil,pelo fato de que definiu o ''local'' onde seria o brasil,ou seja,qual parte(entorno)de que ponto até que ponto,tendeu.é mais ou menos isso.vlw