A sociologia é debruçada sobre fenômenos sociais que nos afetam em nosso dia a dia.Diante desse fato escoa:
-por que a sociedade é como é?
-por que obedecemos ou protestamos?
-por que as pessoas se reúnem ou se tornam rivais?
-por que os governos se organizam de uma forma ou de outra?

2
as respostas pra essas perguntas nao seriam pessoais, pq pelo que eu vejo vc pode responder de acordo com nossa sociedade

Respostas

2014-03-14T23:56:21-03:00
As respostas pra essa pergunta nao seria pessoal?
basicamente sim,só como o professor deu estas perguntas hj e tenho q levar amanha q no qual também tenho prova de outra materia e estou meio q sem muito tempo resolvi pedi ajuda.
2014-03-15T00:17:17-03:00
A sociedade é como é devido a uma série de acontecimentos histórios, sociais e econômicos que a modelaram para que assim fosse. Nada aconteceu do nada, houveram escolhas e critérios, e a priori foram estas as bases de nossa sociedade. A sociedade protesta porque existem pensamentos divergentes entre ela própria, assim, se por exemplo, eu como pessoa exercendo algum cargo político, solicitar que seja feita uma emenda constitucional que estabeleça a economia da água sem qualquer aviso prévio às pessoas, elas irão protestas. A obediência é um conceito muito amplo, se você obedece, obedece por algum motivo, logo esse motivo pode ser em função de algo  que queria ou por algo que não queira, vou explicar. Supondo que no atual sistema de administração do Estado, capitalista e democrático, você esteja relativamente satisfeita, mas não concorda com a corrupção que tende a ir contra a qualquer princípio de transparência em uma democrácia, logo você obedece e presta contas ao governo, porque a princípio você concorda com esse tipo de economia, mas não necessariamente concorda com o que acontece dentro do caixa, dentro do próprio administrador do Estado, o governo. Então você começa a protestar, pois, vamos fazer uma comparação que coloque de frente esta questão, ao ver que a sua vontade em querer fazer justiça pelo certo, pelo o que há de ser verdadeiramente democrático se torne maior do que sua vontade de obedecer, você entra no princípio da cidadania, em que confere seus direitos e deveres. Ademais entrando também em um interesse comum, observe: você passa a notar tais falhas do governo, se sente insatisfeita e almeja por mudanças, mas assim como uma nação não é formada somente por pessoas de esquerda, há aquelas de direita, outras também passam a notar essa característica, logo conferindo em sua opinião, e criando um grupo, se reunindo para uma posição contra o governo, contra tais atitudes que antes não eram vistas. Concluindo: até certo momento dessa história, "você" tinha o governo como "alguém" em quem poderia depositar seu voto de confiança, mas depois de certas análises feitas pela mídia, descobriu que o governo é muito falho, tornando-se contra suas ideias, e portanto, uma RIVAL.
Já ao fato de os governos se organizarem de uma forma ou de outra, dependerá exclusivamente de sua formação. A Inglaterra por exemplo, é uma monarquia parlamentarista, enquanto que no Brasil há o presidencialismo, todos esses fatores incluem sua formação política dentro de uma história ligada aos conflitos que houveram na época.
valeu mesmo!
;)