Respostas

2013-05-15T20:14:42-03:00

Dados:

A7 = 5

A10 = 12

 

A7 + 3r = A10

5 + 3r = 12

3r = 7

r = 7/3

 

___________

 

A10 + 3r = A13

12 + (7/3)3 = A13

12 + 7 = A13

 

A13 = 19

 

2 5 2
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-05-15T21:19:04-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

 Sabe-se que a_3 = a_1 + 2r e/ou, a_3 = a_2 + r.

 

 Disso, tiramos que a_{10} = a_7 + 3r.

 

 Em busca da razão da P.A:

 

\\ a_{10} = a_7 + 3r \\ 12 = 5 + 3r \\ 3r = 7 \\ \boxed{r = \frac{7}{3}} 

 

 Enfim, encontremos o décimo terceiro termo!

 

\\ a_{13} = a_{7} + 6r \\ a_{13} = 5 + 6 \times \frac{7}{3} \\ a_{13} = 5 + \frac{42}{3} \\ a_{13} = 5 + 14 \\ \boxed{\boxed{a_{13} = 19}}

 

2 5 2