Respostas

2014-03-15T14:06:43-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A Ucrânia, durante muito tempo, fez parte da extinta URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - onde muitas pessoas viviam na miséria e morriam de fome, não havia na realidade um socialismo. Após o fim da Guerra Fria, os países membros da URSS foram se tornando independentes, inclusive a Ucrânia. Agora, porque está acontecendo toda essa agitação em território ucraniano, a Rússia disputa com a União Europeia exatamente o que de importante? O que tem de especial a região da Crimeia? Qual o motivo das manifestações em Kiev?
A resposta da primeira pergunta é a seguinte : a Ucrânia tem um grande território, e apresenta um solo muito fértil, a terra negra, e por isso, que o país o terceiro maior produtor de grãos do mundo. Para a União Europeia seria excelente ter a Ucrânia como novo país membro, pois além do país ter essas características, sua posição geográfica é muito boa, pois vai direto para a Ásia. Para a Rússia, a Ucrânia não pode entrar na União Europeia, pois seria muito ruim para os russos, que perderiam sua influência na Ucrânia e sua referência na Europa. Por esses motivos, há essa briga pela Ucrânia.
A Crimeia é uma região no sul da Ucrânia, que é banhada pelo Mar Negro, onde circula frotas comerciais, ligando Europa e Ásia. A Rússia está totalmente interessada nessa região, pois com o controle total dela, ela passaria a ter amplo domínio comercial dos países banhados pelo Mar Negro, além da Crimeia ser a porta de saída da Europa e a porta de entrada para a Ásia, ou seja, um lugar extremamente estratégico.
O motivo das manifestações em Kiev surgiu depois do então presidente da Ucrânia negar um acordo com a União Europeia, preferindo ficar ligado à Rússia, fazendo com que o povo se revoltasse, principalmente da Ucrânia Ocidental, onde está Kiev. Por isso, muitas pessoas forma às ruas em busca de justiça, e querendo uma evolução do país, já que ingressar na União Europeia daria uma nova e boa visão ao mundo.
Enfim, a Ucrânia nesses últimos dias, vem sendo disputada por potências europeias, principalmente a Rússia, tudo pelo seu território e sua posição. Outro país que está no meio são os Estados Unidos, que são contra a Rússia, o que pode indicar o início de uma nova Guerra Fria.

4 3 4