Respostas

2013-05-16T10:37:10-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Você quer guardar a conjugação ou a utilização?

 

Se for a conjugação, é na mão mesmo. Pegue uma folha de caderno, faça a tabelinha de tempos e modos e conjugue. Conjugue um verbo regular. Em outras folhas, vá conjugando os principais verbos irregulares. Escreva tudo primeiro, depois confira no seu livro, ou na internet (veja o site conjuga-me). Mas é importante conjugar primeiro e só conferir depois de tudo! Isso é treino. na verdade, a gente guarda todas essas formas verbais na cabeça, mas só mantém fresquinhas aquelas que usamos falando e escrevendo normalmente, no dia-a-dia. 

 

Todas as vezes que eu faço esse treino, a primeira versão sai com todas as conjugações com VÓS erradas, de ponta a ponta da tabela ¬¬

 

Só existem três tempos : presente, passado (ou pretérito) e futuro. Se o que você precisa é saber por que há vários tipos de pretérito e de futuro, o caminho é ver esses tempos conjugados dentro de um parágrafo. Existem tempos diferentes porque eles comunicam coisas diferentes. Veja nesse exemplo com os tempos de pretérito do modo indicativo:

 

Eu saí (ponto final, sem comentários, abafa o caso).

Eu saía muito com Joana naquele tempo (sabe aquele tempo? Sabe a Joana? Naquela época, a ação de sair era frequente, era todo fim de semana... mas esse tempo ficou pra trás).

Quando eu cheguei, Marcos já saíra. (provavelmente você está pensando "ninguém fala assim", e atualmente não fala mesmo. O significado é que, num determinado ponto do passado, eu cheguei. Só que o Marcos saiu antes da minha chegada. Ou seja, "saíra" é o passado do passado! Normalmente a gente diz "Quando eu cheguei, Marchos já tinha (ou havia) saído. Passado do passado.

 

É isso: faça as tabelinhas de conjugação para treinar a memória e observe dentro de um texto o que é que cada tempo verbal nos comunica!