02.02. A velocidade de propagação de um pulso elétrico através de uma célula nervosa é constate e vale cerca de 25 m/s. O intervalo de tempo necessario você sentir para uma alfinetada na ponta do seu dedo indicador é aproximadamente igual a:

Resposta: 0,04s

Porquê?

2

Respostas

2014-03-15T20:23:18-03:00
Porque este pulso elétrico precisaria correr a aproximadamente 1 metro para que seu dedo indicador pudesse te enviar a informação do que ocorreu. Minha base foi o cálculo de velocidade média simples, posso estar errado. Espero ter ajudado.
1 5 1
Pensei desse jeito. Meu professor de física falou que a questão era incoerente. Mas valeu!
A melhor resposta!
2014-03-15T20:24:27-03:00
Meio engraçada essa questão. Depende bastante dos tipo de neurônio ((do tamanho e se o axônio é mielinizado ou não). Mas tudo bem,vamos á física. distância é igual a velocidade multiplicada pelo tempo, d = 25 metros por segundo . 0,04 segundos = 1 metros. A distância média entre um braço,ou uma perna à medula é 1 metro. Assim com essa velocidade, e a essa distância esse é o motivo desse tempo gasto pelo impulso nervoso.
1 5 1
Essa questão é muito incoerente mesmo. Já que se você considerar as ramificações do sistema nervoso central, teria outras variáveis de tempo de resposta.
Não,pois como o Maario disse é uma questão muito relativa,depende do tamanho do braço, do tipo de neurônio e da condição de saúde do indivíduo, se for cobrado no enem será algo certamente mais bem explicado. Good luck brah!
Beleza. Valeu gente!
;)
Prissizando... :P