Pode me ajudar ^^

1 ) cada um numero 1,2,3,4 e escrito em um pequeno cartão que eh depositado em um caixa
se dois cartões são sorteados aleatoriamente um após o outro determine espaço amostral quando esse experimento e realizado
a) Com reposição dos cartões
b) Sem reposição

2) para lançamento simultâneo de 2 dado um azul e um vermelho considere dos ambos perfeito determine em seu caderno o espaço amostral o evento correspondentes a cada uma das seguintes situações
a)sair o msm numero em ambos dados
b) sair soma menor que 2
c) sair soma menor que 2
d)sair produto maior que 10
f) sair soma maior ke 1 e menor que 15
g) sairnumero par ambos os dados
h)sair em um das dados numero 6 e outro dado um numero múltiplo d 3

2

Respostas

2014-03-16T18:17:31-03:00
 Espaço amostral é a quantidade de possibilidades que possuimos em um determinado evento.

1- Como são 4 números.... temos que o nosso espaço amostral inicial é 4.

a) Com reposição  = 4 ( todos os catões)
b) Sem reposição = 2 ( todos os cartões menos os que foram extraídos da caixa)

2- o espaço amostral dos 2 dados é 36 ( 6 azul x 6 vermelho)

a) 6 possibilidades no total de 36chances
E= 6/36
E=1/6

b) Impossível eu jogar 2 dados e sair uma soma menor do que 2
Evento impossível

c) igual a b

d) 2*6,3*4,3*5,3*6,4*3,4*4,4*5,4*6,5*3,5*4,5*5,5*6,6*2,6*3,6*4,6*5,6*6
Total de 17 possibilidades:
E= 17/36

Tenta fazer os outros...Caso nao consigo eu te ajudo.Quero ver você tentando e aprendendo.

Espero ter te ajudado


1 5 1
oh mt obgd ajudou mt :P
agora vou sair do site,mas caso precise de mim...manda as questoes pro meu email: [email protected]
Pode deixa vou aprender ... ...ta pegand ,, bjoos inteh
obgd negah ^^ segund vez k
A melhor resposta!
  • Cdl
  • Ambicioso
2014-03-16T18:50:58-03:00
Como o menino acima já respondeu a maioria, eu reponderei apenas aquelas que ele nao respondeu:

f) sair soma maior que 1 e menor que 15:
Todas as soma que saírem serão maiores que 1 e menores que 15, pois a maior soma que podemos obter é quando sai 6 nos dois dados (6+6=12) e a menor soma que podemo obter é quando sai 1 nos dois dados(1+1=2). 
Logo, de todos os resultados obtidos, sempre serão somas maiores que 1 e menores que 15, então a probabilidade é de 
 \frac{36}{36}=1 , ou seja, sempre ocorrerá.

g) Temos que existem 3 números pares em um dado de 6 faces (2,4 e 6), assim, a probabilidade de sair par no primeiro dado é de  \frac{3}{6}= \frac{1}{2}  . Desta mesma forma, a probabilidade de sair par no 2º dado é de  \frac{3}{6}= \frac{1}{2} . E pelo principio multiplicativo, a probabilidade de sair par nos dois dados é de  \frac{1}{2}\cdot \frac{1}{2}  = \frac{1}{4} .

h) Como só existe um número 6 em um dado de 6 faces, logo, a probabilidade de sair 6 no primeiro dado é de  \frac{1}{6}
Como os únicos múltiplos de 3 em um dado são o 3 e o 6, logo, a probabilidade de sair um multiplo de 3 é de  \frac{2}{6}= \frac{1}{3}  .
Assim, pelo principio multiplicativo, a probabilidade de sair em um dos dados um numero 6 e outro dado um numero múltiplo de 3 é de  \frac{1}{6}\cdot \frac{1}{3}= \frac{1}{18}
4 5 4