Respostas

A melhor resposta!
2014-03-16T19:14:29-03:00
O texto dissertativo é requerido na construção de teses e monografias, pois a defesa dos argumentos precisa ser baseada em fontes de confiança que darão relevância a ele. Sendo assim, esse modelo de texto é praticamente teórico, aprofundado e com conclusões. Ele se difere do dissertativo-argumentativo por não se apoiar no convencimento do leitor, pois o objetivo principal é propagar uma ideia nova e fazer com que os leitores aprendam algo. Nesse caso, ele é mais expositivo.No caso da versão argumentativa, esse é o texto solicitado em concursos públicos e vestibulares. Ele segue a mesma linha da dissertação expositiva, também precisa de exemplos para se fortalecer, mas se difere pelo forte apelo persuasivo. O autor deverá destrinchar ao longo do texto um ponto de vista sobre determinado assunto, especialmente porque esse tipo de redação visa, em grande maioria, mudar o comportamento de quem o lê.
Espero ter ajudado :)
1 5 1
2014-03-16T19:19:12-03:00
No texto dissertativo você explica o assunto proposto. O que você sabe tem ser falado no texto. Um texto expositivo. Agora o texto argumentativo você tem que persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor. Além de você explicar o que o texto propõe, você tem que argumentar.