Respostas

2013-05-16T14:40:32-03:00

"As formulações de MARX a respeito da educação, da escola e das lutas proletárias pelo direito de acesso ao saber socialmente produzido representam um paradigma fundamental para balizar as discussões atuais, nestes tempos em que tudo mudou e nada é novidade.

Para MARX, inicialmente, a escola tem um lugar muito bem definido dentro das preocupações proletárias. A escola, tal como se estrutura na modernidade, é uma instituição burguesa, no sentido de que é filha da sociedade do capital, na medida em que toma parte na dinâmica desta sociedade. Portanto, a escola como microestrutura da sociedade burguesa, seria incapaz de se transformar numa instituição antagônica à dinâmica social à qual está vinculada.

A nova dinâmica capitalista e a atual crise da escola, em vez de deitar abaixo todo o escopo teórico e político marxiano, parecem exatamente exigir uma releitura dele e um esforço dos "de baixo" no sentido de atualizá-lo e resgatá-lo como contribuição importante.

Com efeito, a importância da escola para a caminhada emancipatória do proletariado não se esvai. Esta importância reside justamente no fato de a escola ser o local privilegiado onde as camadas sociais exploradas devem se apropriar de um determinado tipo de saber acumulado historicamente.

1 5 1
  • Dsr
  • Ambicioso
2013-05-16T19:58:26-03:00

formação de mentes intelectuais