Um automóvel percorre a distância entre São Paulo e São José dos Campos (90 km) com velocidade média de 60 km/h, a distância entre São José dos Campos e Cruzeiro (100 km) com velocidade média de 100 km/h e entre Cruzeiro e Rio de Janeiro (210 km) com velocidade média de 60 km/h. Calcule a velocidade média do automóvel entre São Paulo e Rio de Janeiro.

2

Respostas

2014-03-16T22:17:20-03:00
A vm entre SP e RJ é dada :

Vm = ΔS total/ Δt total = s1+s2+s3/Δt1 + Δt2 + Δt3  => 90 + 100 + 210/ 1,5 + 1,0 + 3,5  

=> ≈ 66,7 km/h
21 4 21
Antes de chegar nesse aí em cima, vc precisar encontrar o tempo gasto em cada percurso. Pra isso é só utilizar a fórmula Vm, que é Vm = S/t (espaço pelo tempo)
A melhor resposta!
2014-03-16T22:19:54-03:00
Pelo que pude entender, ele quer saber a velocidade média contando com todo o percurso. 
Para isso, é só calcular o Δt em cada trecho, com t em horas, depois somar o Δt total e calcular a Vm com o Δs total/Δt total:

Trecho 1: Vm=
Δs/Δt   60=90/Δt , que em regra de três, Δt é igual a 1,5h
Trecho 2: 100 = 100/
Δt, Δt = 1h 
Trecho 3: 60 = 210/
Δt, Δt= 3,5h 

Δt total = 6,0h 
 
Vm=Δs total/Δt total:  Vm= 90+100+210/6 que fica Vm=400/6, Vm=66,66km/h

Espero que seja isso mesmo k
15 4 15