Respostas

2014-03-17T16:51:08-03:00
Latitude é a coordenada geográfica ou geodésica definida na esfera, no elipsóide de referência ou na superfície terrestre, que é o ângulo entre o plano do equador e a normal à superfície de referência. A latitude mede-se para norte e para sul do equador, entre 90º sul, no Pólo Sul (ou pólo antártico) (negativa), e 90º norte, no Pólo Norte (ou pólo ártico) (positiva). A latitude no equador é igual a 0º. O modo como a latitude é definida depende da superfície de referência utilizada.

Longitude
 algumas vezes representado pela letra grega λ(lambda) descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus de zero a 180 para leste ou para oeste a partir do primeiro meridiano. Diferentemente da Latitude, que tem o Equador como um marco inicial natural, não há uma posição inicial natural para marcar a Longitude. Portanto, um meridiano de referência tinha que ser escolhido. Enquanto os cartógrafos britânicos usavam o Meridiano de Greenwich há muito tempo, outras referências foram usadas como:El Hierro, Roma, Copenhage, Jerusalém, São Petersburgo, Pisa, Paris, Filadélfia e Washington. Em 1884 na International Meridian Conference foi adotado o Meridiano de Greenwich como primeiro meridiano mundial. 
Cada grau de longitude é subdividido em 60 minutos, e estes em 60 segundos. Uma longitude é especificada no formato grausº minutos' segundos''. Caso a localidade esteja no Oeste põe-se um sinal negativo na frente da longitude. Ao invés de usar o sinal negativo, pode-se também usar as letras E e W para indicar Leste e Oeste, respectivamente. 
Uma longitude pode ser combinada com uma latitude para dar uma posição precisa de um lugar na Terra.