Respostas

2013-05-16T19:36:28-03:00

Racionalismo, ele acredita nas ideias e no raciocínio lógico, através da razão, é uma filosofia. Pois de fato a razão é base de todo o grande conhecimento, e do tal pensamento teórico.

Mas ele pode mudar  de aspeto conforme se opõe a cada filosofia.

O racionalismo surgiu com os Eleatas e teve um papel central no platonismo, com a Teoria das Ideias de Platão, desenvolveu-se no século XVII, segundo o qual era a intuição intelectual que Deus tem das coisas, e da qual os seres humanos experienciam através da matemática.Temos o racionalismo como corrente filosófica, que iniciou com a definição do raciocínio, que é a operação mental, discursiva e lógica, e o usa como uma ou mais proposições para extrair conclusões de verdade, falsa ou provável.

 

Fiz um resumo básico .. espero ter ajudado :D

17 4 17
2013-05-17T12:54:55-03:00

racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a ideia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo.
Racionalismo é a corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins  . Tais fins são postulados em nome do interesse coletivo (commonwealth), base do próprio liberalismo e que se torna assim, a base também do racionalismo. O racionalismo, por sua vez, fica à base do planejamento da organização econômica e espacial da reprodução social.

7 4 7