Para responder aos questionamentos que estão a seguir veja o fragmento de Gandavo: “A língua de que [os índios] usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (...) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente (...)." (GANDAVO, Pero de Magalhães, História da Província de Santa Cruz, 1578.) A presença de europeus eivados de preconceitos em solo do ‘novo mundo’ fora um dos principais fatores dos altos índices de mortalidade entre os povos tribais no Brasil; os diferentes povos que habitavam há séculos as regiões de nosso atual país foram vítima do avanço colonizador e primitivo dos exploradores que aqui se instalaram. Sobre esta visão excludente é possível dizer que?

2

Respostas

2014-03-17T18:12:57-03:00
A melhor resposta!
2014-03-17T19:46:47-03:00
reflete um conjunto de valores defendidos durante séculos, que colocava o continete europeu  como civilizado e centro de progresso e cultura;

9 4 9
Oi por favor preencher as 5 estrelinhas para ganhar ponto! Obrigada! :)
para vc receber as estrelas tem de escrever a sua resposta em RESPOSTA nao em comentarios, faz assim que preencho as estrelinhas ok!! obs vc só me deu ! estrela? porq?
dei 1 porq não conseguir por mais rsrsrs toaprendendo a mexer aqi ainda...sorry