Respostas

2013-05-17T15:04:02-03:00

Não conheço essa escultura, mas Aleijadinho é da época barroca do Brasil.

2013-05-18T01:21:05-03:00


Quem foi Aleijadinho?

Antônio Francisco da Costa Lisboa, escultor e arquiteto brasileiro. Nasceu em Vila Rica (atua Ouro Preto), Minas Gerais no dia 29 de agosto de 1730, e faleceu em Mariana no dia 18 de novembro de 1814, filho natural de Manoel Francisco Lisboa, entalhador português e uma escrava africana que se chamava Isabel, e sobrinho de Antônio Francisco Pombal, afamado entalhador de Vila Rica.

De educação escolar primária, iniciou seu trabalho como escultor e entalhador ainda criança, seguindo os passos do pai e trabalhando na oficina do tio. Seu aprimoramento profissional veio de seus contatos com o abridor de cunhos João Gomes Batista e o escultor e entalhador José Coelho de Noronha, autor de muitas obras em igrejas da região.

Desde cedo começou sua carreira artística graças às influências, por acompanhar o seu pai ao Ribeirão do Carmo, e lá deve ter-se extasiado diante das vastas dimensões da catedral, admirando o seu retábulo ornado de flores, os altares dourados, os anjos e os castiçais, suntuosos paramentos.

Aos 40 anos de idade foi atacado por uma forte doença que talvez fosse a lepra, que o impede de andar, e deixa-lhe os dedos atrofiados. Aos poucos Aleijadinho foi impossibilitado de trabalhar. Nem por isso se sente desanimado, e segue avante com a sua vocação de artista. Foi realmente um líder da arte de seu tempo.

Na fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade. São desta época a Igreja São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (as duas na cidade de Ouro Preto).