Tarefa

Foto de perfil do usuário saranrribeiro

De que forma as cruzadas e a produção de excedentes contribuíram para o renascimento comercial no período da baixa idade média?

por Saranrribeiro

Tem dúvidas sobre esta tarefa? Pergunte!

Peça mais detalhes ao usuário Saranrribeiro

Respostas

Respostas

1
Foto de perfil do usuário Pelu
A melhor resposta! Pelu respondeu
As cruzadas foram responsáveis pela reabertura do mar Mediterrâneo á navegação e ao comercio da Europa. Por essa razão, essa reabertura permitiu um intercambio comercial entre o Oriente e o Ocidente, acelerando o Renascimento Comercial na Europa. Outra conseqüência foi a decadência do sistema feudal, pois com o re aparecimento do comercio, as cidades européias renasceram. O renascimento comercial e urbano contribuiu para o surgimento de um novo grupo social; a burguesia. Com o surgimento da burguesia, começa a ocorrer o declínio da nobreza feudal. 
Efeitos: 
Com o crescimento populacional, aumentou a mão-de-obra para produzir e surgiu um mercado consumidor. Assim ocorreu um deslocamento de uma parcela da população para outras atividades não vinculadas á terra, como o comercio e o artesanato. Essas atividades econômicas desenvolveram-se impulsionando o renascimento das cidades e o surgimento de novas. 
Corporações de Ofício 
As Corporações de Ofício eram associações, existentes no final da Idade Média, que reuniam trabalhadores (artesãos) de uma mesma profissão. Existiram corporações de ofícios de diversos tipos como, por exemplo, carpinteiros, ferreiros, alfaiates, sapateiros, padeiros, entre outros. 

Estas associações serviam para defender os interesses trabalhistas e econômicos dos trabalhadores. Cada profissional contribuía com uma taxa para manter a associação em funcionamento. 

As corporações de ofício eram bem organizadas. Existiam as seguintes categorias numa corporação: 

- Mestres: eram os donos de oficina e com muita experiência no ramo em que atuava; 
- Oficiais: tinham uma boa experiência na área e recebiam salário pela função exercida; 
- Aprendizes: eram jovens em começo de carreira que estavam na oficina para aprender o trabalho. Não recebiam salário, mas ganhavam, muitas vezes, uma espécie de ajuda. 

Podemos considerar as corporações de ofício como uma espécie de embrião dos sindicatos modernos.
  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (1)
  • Avaliar Avaliar: 5, Votos: 1

Comentários

Escreva aqui seu comentário...